As maravilhas e Desafios de Estudos Brasileiro

Quando você estuda algo tão específico como Estudos Brasileiros, muitas vezes recebe um monte de perguntas semelhantes a "Para que você pode usar o seu diploma?" e "Não é difícil conseguir um emprego com um curso limitante?".

Estas são perguntas muito boas, porque no actual clima econômico do mundo, você precisa pensar sobre as oportunidades de trabalho e posições para as quais você está qualificado, com base tanto experiência de trabalho anterior e, mais importante, seu campo alvo e graduação. Os Estudos Brasileiros estão inseridos na área de Humanas, que pode ser um campo desafiador, pois não é comum ver anúncios especificamente para pessoas que são especialistas em algo como o Brasil ou o Japão. Para algumas pessoas, isso pode ser muito assustador. Se você estudar direito, medicina ou psicologia, você e todo mundo já sabe e entende o que você está fazendo com essa graduação. Para pessoas como eu, que escolheram um curso com base na língua, cultura, história e sociedade de uma área específica, você tem duas opções: você pode abraçar a incerteza e compreender a liberdade que vem com a possibilidade de moldar a sua licenciatura na direção que você quiser, ou você se sentir confinado pelas especificidades dela.

Para mim, o meu bacharelado em Estudos Brasileiros me dá a oportunidade de fazer um monte de coisas durante meus 3 anos e meio como uma estudante de graduação. Eu falo em português e inglês, além de dinamarquês cada dia. Eu mergulho em uma cultura incrível que é muito diferente da minha. Eu discuto diferentes pontos de vista sobre diversos temas que caracterizam e moldam o nosso mundo de hoje, não só a partir do caso brasileiro, mas também de um ponto de vista geral, incluindo América Latina e Europa do Norte. Para mim, é surpreendente que possamos debater estes temas sem que, necessariamente, haver um "certo" ou "errado".

Algumas pessoas pensam que se eles visitaram o Brasil ou se eles amam o idioma português, isso será suficiente para classesterem um bom desempenho. Não é. Estudar uma área sócio-geográfica e educar-se para se tornar um especialista é muito diferente de ter vivido nesse local por um ano ou ter viajado por lá e, em seguida, decidir que você ama esse lugar. Isso não quer dizer que a sua paixão não pode ser resultado de uma experiência assim, mas você precisa para concluir seus estudos que isso seja sua prioridade. Deve ser o que você quer passar fazendo nos próximos 3 anos e meio de sua vida, e você precisa dedicar-se totalmente. Pode ser difícil, mas também pode ser incrível. Durante de seu curso de graduação você começa a viajar para Portugal e assistir a palestras surpreendentes com professores e especialistas em todos os aspectos do Brasil. Você começa a aprender ou melhorar o seu Português, uma das línguas mais faladas do mundo. Você começa a ir ao Brasil para um semestre inteiro, imergindo no país para o qual deu o seu coração e seu tempo; e você ainda pode escolher em qual região do Brasil que você quer viver e estudar! Na verdade, existem infinitas possibilidades.


Independentemente de onde você acabar, e o que você acabar fazendo, você terá um conhecimento valioso e experiências do seu tempo como um estudante de Estudos Brasileiros. Algumas pessoas pensam que os cursos como o nosso são fáceis de estudar. Eles estão errados. É desafiador, é difícil, e é preciso muito trabalho. Mas também é uma experiência incrível. Eu acho que se você pode encontrar a motivação dentro de si mesmo para perseverar, você vai achar que os Estudos Brasileiros está cheio de maravilha e oportunidades para moldar suas perspectivas de carreira futura. 

Escrito por Isabella Vestergaard Guldager

Comments

Popular posts from this blog

Porto-trip

New challenges

Visit to the European Commission in Brussels