Última edição no jornal

Em 2012 quando o professor Vinicius Mariano de Carvalho teve a ideia de fazer um jornal dos estudos brasileiros, Fernanda Gláucia trabalhou duro para estabelecá-lo. Ela reuniu um grupo de alunos e fundou o Brasil Aqui. No início teve o formato de um jornal que era publicado online e impresso no final de cada semestre, tratando de uma grande gama de assuntos variados relativos aos Estudos Brasileiros na Universidade de Aarhus. O blogo foi usado para promover o jornal e também para a publicação de outros artigos relevantes.

Fernanda dedicou os últimos 10 anos aos estudos brasileiros aqui em Aarhus. Após terminar sua pós graduação, ela aplicou e foi aceita como professora de línguas no curso de formação Estudos Brasileiros. Em junho de 2016 seu contrato terminou e Fernando agora está procurando novos desafios. Embora ela tenha deixado muitas saudades entre seus ex-alunos e alunas, ela continua por aqui, dando aula de kizomba e de samba pela Dinamarca ou por outros países. Assim, não se surpreenda se um dia você encontrá-la dançando pelas ruas da Alemanhã, Holanda ou Brasil...

Em 2015, o jornal passou a ser publicado como um blog de notícias e neste último ano o formato se expandiu ainda mais. Dessa forma, todos os artigos e notícias agora são publicados tanto em inglês como em português, e a meta é sua publicação semanal, embora isto às vezes não seja possivel. Esta edição é a última do semestre passado (primavera/verão 2016) e contém vários artigos que foram escritos naquele semestre. Por exemplo você pode ler sobre:
-       gem para Porto em janeiro pelos estudantes do 1o semestre de Estudos Brasileiros.
-       A variedade de fala da comunidade Kalunga, - Tese de Doutorado de Ana Paulla Braga Mattos.
-       A palestra de Ricardo F. Reis sobre a língua portuguesa e seu poder no mundo.
-       A palestra de Lucas Amaral de Oliveira sobre a Literatura Marginal e os Saraus nos subúrbios de São Paulo
-       Trabalhar na embaixada dinamarquesa em Lisboa


Uma grande obrigada pela Fernanda por seu trabalho aqui! Confira sua última edição do jornal Brasil Aqui:



Escrito por Juul van de Voort

Comments

Popular posts from this blog

Visit to the European Commission in Brussels

Porto-trip

Children of Brazilian Streets